10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

Posted on Posted in Cinema, cultura

Lançado em 1999 e dirigido por Gil Junger, 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você é o filme do PetRebobinar desta semana. A produção já tem mais de 15 anos, mas ainda faz sucesso e está bem viva na memória de muitas pessoas.

imgm1

Mas e qual é a história de 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você? Inicialmente o espectador se depara com o ambiente escolar típico dos filmes norte-americanos, que neste caso é o High School. Katharina não se enquadra bem nesse universo, ou pelo menos não se enquadra mais. Mas sua irmã Bianca é o oposto. Até o instante em que cada uma vive a vida em seu próprio estilo, sem que isso as afete, não há muitos transtornos. Mas quando o novo aluno Cameron se interessa por Bianca isso muda. Ele descobre que apenas se aproximar de Bianca não vai ser o suficiente. O pai das moças não permite que namorem enquanto não concluírem os estudos. Após muita insistência, Bianca consegue convencer o pai a deixá-la namorar, com uma condição: que sua irmã mais velha namore primeiro. E esse é o verdadeiro obstáculo para Cameron. Katharina não está interessada em absolutamente ninguém. Sua personalidade forte e pensamentos críticos não facilitam e fazer com que ela queira sair com alguém rende muitas artimanhas de Cameron e colegas.

imgm2

O escolhido para essa difícil tarefa não poderia ser alguém nos padrões da escola. Famoso e temido no colégio, Patrick Verona é o pretendente que tentará convencer Katharina a mudar de ideia. O que começa com um jogo de interesses se transforma com a convivência, mesmo que no início esta seja forçada.

imgm

O título 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você é mais uma ironia, o que justamente é a proposta. Somente no final do filme é feita a menção ao nome escolhido para ele. A referência ao clássico da literatura A Megera Domada, de William Shakespeare, se faz presente em alguns elementos do filme. O nome das irmãs Katharina e Bianca no filme são os mesmos das irmãs em A Megera Domada e o fato de que a mais velha precisa assumir um relacionamento primeiro são exemplos. Além disso, os enredos do filme e do livro possuem a mesma essência, mudando apenas a época, cenário e outros aspectos. Mas não se altera muito a ideia observada na obra de Shakespeare. Entretanto, em 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, embora Katharina ceda ao amor, ainda continua com seu ar irreverente, insubmisso. Em A megera Domada isso já não é evidente após Catarina aceitar o casório.

O romance e comédia, com o rock bem presente, é um tanto previsível, mas não perde qualidade no roteiro por isso. Um daqueles filmes passados na infância que ainda despertam a vontade de ver novamente. O elenco principal formado por Heathcliff Andrew Ledger (“Heath”) (Patrick), Julia Stiles (Katharina), Joseph Gordon-Levitt (Cameron) e Larisa Oleynik (Bianca) revelou posteriormente grandes talentos.

Heath Ledger, por exemplo, marcou as telas do cinema ao incorporar o personagem Coringa, em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Mesmo com a morte prematura, em 2008, sua atuação e filmes constantemente o trazem a memória.

imgm3

 

Referências consultadas:

http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-33198/biografia/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25449/

(Visited 14 times, 2 visits today)
The following two tabs change content below.
Iolanda Ventura

Iolanda Ventura

Sempre ouviu lhe dizerem: "Nossa, você escreve muito! Como consegue fazer tanto texto? Não cansa não? Escolher jornalismo foi a prova que não cansa de escrever. Ela já tinha sido escolhida pelo curso e não sabia. Gostava de muitas coisas diferentes e a indecisão era grande. Quando a ficha finalmente caiu viu para que realmente tinha vocação e que de tudo que gostava Jornalismo tinha um pouco. Até chegar em jornalismo demorou, mas ainda bem que chegou.
Iolanda Ventura

Posts Mais Recentes por Iolanda Ventura (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *