Olha a crise

Posted on Posted in Comunicação, Relações públicas

Um dos tópicos mais falados na internet atualmente é a polêmica em que a Samsung se envolveu graças a diversos acidentes com seu mais recente produto, o Galaxy note 7. Pra quem não conhece, a Samsung é uma fabricante coreana de aparelhos eletrônicos diversos: celulares, tablets e etc e o Galaxy note 7 é o mais recente celular lançado pela empresa.

A polêmica começou quando diversos compradores do produto reportaram pelas redes sociais que o produto simplesmente explodiu ou entrou em combustão espontânea. O número de casos similares foi demais para ser ignorado, deixando evidente que o produto realmente tem uma falha grave.

Casos como este são as famosas crises com as quais os relações públicas tem que lidar. Neste caso é importante salientar algumas coisas: Primeiramente, como já falei neste post aqui, a imagem de uma empresa reflete sua identidade. Um RP não fará mágica para que os compradores simplesmente adorarem que seus produtos estão imitando o Tocha humana. O fundamental neste caso seria que os produtos não tivessem este problema.

No entanto, é importante ter ciência de que é impossível evitar que nenhuma crise jamais aconteça com sua empresa. Em algum momento, a crise de opinião pública vai chegar. Então, é de suma importância estar preparado para os mais diversos cenários. Para isso, não bastam pesquisas e mais pesquisas para prever as possíveis crises. É preciso se preparar para o maior número possível de cenários. Assim, quando a crise chegar, a organização já sabe como agir.

A Samsung decidiu agir fazendo o recall dos produtos, para que os compradores possam trocar as unidades defeituosas por unidades em perfeito funcionamento. Esta atitude da Samsung foi bastante inteligente. Pois se por um lado ela terá gastos enormes com este recall, por outro, seria muito pior lidar com possíveis processos devido a acidentes envolvendo o produto. Não só pelos custos com os processos judiciais mas também pela maneira como o nome da empresa seria manchado.

Resumindo: Evitar as crises como puder, mas estar preparado para quando ela chegar.

(Visited 2 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Glean Oliveira

Glean Oliveira

Apaixonado por cinema, séries, livros, quadrinhos, música e recentemente por relações públicas...Coincidentemente tudo sobre o que posso escrever no PETCOM. Sou meio flamenguista e total futebol. Sobrevivente de uma greve de 4 meses e...Eu já falei que amo cinema?
Glean Oliveira

Posts Mais Recentes por Glean Oliveira (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *