A PARTICIPAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS NA REVITALIZAÇÃO DA TV UFAM

Posted on Posted in cultura, Ufam

A TV UFAM está de cara nova e cada vez mais perto de abrir as portas para a comunidade universitária. Nesta nova fase, agora em parceria com a Tv Futura, a tv conta mais do que nunca com o apoio dos universitários para a sua revitalização. Mas não é de hoje que a tv conta com esse apoio, os diretores das unidades de toda a UFAM compartilharam suas ideias no “Café Criativo”, evento que buscava na comunidade acadêmica apoio para a construção da nova grade de programação.

 Muito antes disso, a Profª Ítala Cley, coordenadora da TV UFAM, reuniu um time de peso para auxiliar na produção de algumas atividades para as plataformas digitais, enquanto o retorno da TV não chegava. É exatamente sobre parte desse time que a matéria de extensão dessa semana vem destacar. O PET reuniu os relatos das experiências vividas por essxs universitárixs e você pode conferir a seguir.

O primeiro deles é o relato da aluna do 6º período de Jornalismo, e também petiana, Emanuelle Lopes, que participou do UFAM em Pauta, um boletim informativo sobre eventos dentro da universidade.

imgm

Trabalhar na produção de textos para TV e aprender as técnicas de como se portar diante das câmeras durante as gravações, foi um aprendizado muito importante. Vivenciar essa prática na área que escolhi atuar: o jornalismo. Além de ter sido uma ótima forma de lidar com a minha timidez, me ajudou bastante e pretendo atuar em outros projetos em parceria com a TV UFAM.”

Estudante do 4º período de Jornalismo, Rebeca Almeida destaca as inúmeras chances de aprendizagem trabalhando na TV.

imgm2

Na série “Eu na UFAM” procurei pessoas com histórias legais na universidade, depois de um tempo surgiu a possibilidade de fazer um projeto de vídeo fotos da Ufam, mostrando lugares e coisas diferentes na faculdade (grafites, esportes, etc) aí logo depois me chamaram pra gravar um boletim e eu pude desempenhar diferentes funções. Agora estou trabalhando em entrevistas sobre a volta da TV, e claro participando desses processos que facilitam que ela vá ao ar

O estudante do 4º período, Klinger Pinheiro, em seu relato destaca seu amplo trabalho na realização das entrevistas.

imgm3

Na TV UFAM eu sou colaborador, e faço de tudo um pouco, de edição de vídeo a entrevistas. Atualmente eu trabalho nas pré-entrevistas com a Rebeca e trabalho como o cinegrafista também, fazendo as filmagens das reportagens ou as imagens de apoio, ajudo também na produção, entrando em contato com os entrevistados, procurar o local pra fazer a entrevista, dentre outras coisas, mas basicamente o meu foco são as filmagens.”

Ainda do 4º períodode Jornalismo, a também petiana, Letícia Misna fala um pouco da sua experiência como produtora e roteirista de um dos episódios da série Encantados.

imgm4

“Quando eu estava no primeiro período houve uma seleção para reunir uma equipe para trabalhar na produção de alguns projetos da TV Ufam. Me inscrevi. Passei. A princípio eu ia apenas ser produtora de um dos episódios da série Encantados, mas além disso, acabei sendo roteirista. Adorei a experiência, pude aprender muitas coisas, principalmente sobre o processo de composição de um roteiro em si. E pensei que minha participação na TV com projetos ficcionais tivessem parado por aí.”

 Ainda em seu relato, Letícia destaca a importância que seu trabalho na TV UFAM influenciou em sua vida acadêmica e como a reabertura será importante para os alunos de comunicação social.

“Recentemente minha turma passou pelo Módulo de Audiovisual do nosso curso, terceiro período, onde produzimos vários produtos, e dois vídeos com meu roteiro e direção foram selecionados para irem ao ar na TV Ufam. Eu fiquei surpresa e bem feliz, principalmente porque dessa vez não trabalhamos com a equipe, estúdio e equipamentos da TV, fomos nós por nós mesmos.”

Além delxs, estão também envolvidos alunos de Relações Públicas, e também petianos, na preparação das ações que antecedem a reabertura da TV. Lembrando que a programação da nova TV UFAM volta ao ar dia 27 em parceria com a TV Futura pelo canal 8 da NET.

Com o slogan “Lugar que produz conhecimento”, a TV UFAM conta com a sua ajuda e participação para seguir nessa nova fase, não sendo restrita a apenas estudantes de comunicação social.  Confira esses e outros produtos, assim como o envio de sugestões de pauta, através do site tvufam.ufam.edu.br.

 

 

 

The following two tabs change content below.
Junior Carvalho

Junior Carvalho

Regina George em pele de cordeiro. Como Alaska Young, é furacão. Ainda em busca de um grande talvez.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *