#EspecialLollapalooza: The XX e The Strokes

Posted on Posted in cultura, Música

Daqui a alguns meses acontece em São Paulo a versão brasileira do festival de música Lollapalooza e, tendo em vista o grande desconhecimento do público (que mesmo não indo ao festival, assiste pela TV) sobre as atrações do evento, o PETCOM decidiu criar uma série de matérias onde irá apresentar a você duas atrações por semana, começando hoje com as bandas XX e Strokes.

THE XX

O grupo britânico foi formado em 2005, por Romy Madley Croft (vocal e guitarra), Oliver Sim (vocal e baixo), Jamie Smith (beats) e Baria Qureshi (teclado) – que não faz mais parte da formação atual. Seu gênero musical varia entre o indie pop e o rock alternativo, chegando às vezes a beirar o eletrônico, mas a banda é lembrada principalmente por suas canções melancólicas – é aquela banda para ouvir quando estiver na fossa mesmo.

xx-ajust

Formação atual do XX

Em 2009 lançaram o álbum XX, e em 2012, o Coexist. O terceiro álbum, I See You, está prometido para janeiro de 2017, e nesta quinta-feira (10) a banda liberou uma prévia, uma música intitulada On Hold, disponível no YouTube e Spotify.  Além de já terem trabalhado com Diplo, tiveram canções em trilhas de filmes como O Grande Gatsby e Eu Sou O Número Quatro; e também em produções brasileiras como a minissérie Amores Roubados e a novela Além do Tempo.

Sobre o nome da banda, Oliver Sim disse ao site Huffington Post:

“Acho que fomos para algo com uma forte presença visual. Nós gostamos de XX porque era uma resposta bastante vazia de um nome. Havia muitas opções para fazer sua própria explicação do significado: beijo beijo [xoxo], cromossomo XX ou pornografia. Tudo parecia um nome forte, impactante, quase simbólico.”

 Sim, é deles a logo do X que várias pessoas usam sem saber de onde vem.

A banda se apresenta no sábado, dia 25 de março de 2017. A organização do festival ainda não disponibilizou o horário, o palco e o canal (Multishow ou Bis) em que a atração será transmitida.

THE STROKES

O Strokes começou suas atividades em 1998, mantendo sua formação original desde lá, com Julian Casablancas (vocal), Albert Hammond Jr. (guitarra), Nick Valensi (guitarra), Nikolai Fraiture (baixo) e Frabizio Moretti (bateria).

strokes-ajust

Uma foto do tempo do ronca

A banda toca indie rock e rock alternativo, com batidas bem animadas e características. Uma de suas principais influências são os Ramones, o que dá para notar em seu visual. Já lançaram cinco álbuns: Is This It (2001), Room On Fire (2003), First Impressions Of Earth (2006), Angles (2011), Comedown Machine (2013).

Paralelo ao grupo, o vocalista Julian Casablancas tem uma carreira solo, e já se apresentou no Lollapalooza Brasil, em 2014.

Em entrevista à revista britânica The Face, os integrantes falaram sobre o nome da banda:

Julian:“Significa um monte de coisas que são artísticas e fortes. Todos nós fazemos coisas interessantes de maneiras diferentes e as palavras significam coisas interessantes de maneiras diferentes.”

Nick:“Quando surgiu pela primeira vez foi como “oh, The Strokes”. Então uma pessoa disse “The Strokes, como um ataque cardíaco”. Então outra pessoa disse “como uma carícia”.

Albert:“Chegávamos com vários nomes ruins, até que um dia no estúdio Julian disse “The Strokes” e todo mundo “isso soa ótimo”. Foi assim bem fácil. Cinco caras concordando. Isso realmente não significa nada. Nós pensamos que era um nome legal de rock and roll. Então eu olhei no dicionário e “um golpe poderoso para o rosto, peito ou corpo”. Perfeito. Isso é exatamente o que nossa música é. Um golpe poderoso no rosto.”

transformers-ajust

“Já vi essa logo em algum lugar, mas onde?”,
deve ter sido aí em Transformers

MOMENTO FOFOCA

O baterista Fabrizio Moretti é brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. De 2007 a 2009 integrou, paralelamente ao Strokes, a banda Little Joy, juntamente com Rodrigo Amarante, guitarrista do Los Hermanos. Já namorou Drew Barrymore e teve um caso com Kirsten Dunst.

A banda se apresenta no domingo, dia 26 de março.

(Visited 69 times, 3 visits today)
The following two tabs change content below.
Letícia Misna

Letícia Misna

Não consegue piscar o olho direito sozinho, não usa roupa laranja e não sabe nadar.
Letícia Misna

Posts Mais Recentes por Letícia Misna (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *