#PETRebobinar – Anastásia

Posted on Posted in Cinema, cultura

Once upon a december ♪

Provavelmente você já deve ter visto esse filme durante a época do Natal na sua infância, mas não deve se lembrar de toda a magia que Anastásia trouxe pra sua vida. Será que lembra? Se não, o #PETRebobinar de hoje te traz a memória a respeito do filme.

Anastásia é um filme norte americano de animação musical, do gênero aventura e drama, produzido por Don Bluth e Gary Goldman. Foi o primeiro filme a ser lançado pela Fox Animation Studios. O filme apresenta as vozes de Meg Ryan, John Cusack, Kelsey Grammer, Christopher Lloyd, Hank Azaria, Bernardette Peters e Angela Lasburry, baseado na lenda urbana de que a princesa Anastásia Romanova teria escapado ao assassinato de sua família.

O filme foi lançado em 1997, custou $53 milhões de dólares e arrecadou $139.804.368 milhões ao redor do mundo. Além disso, foi indicado a vários prêmios, inclusive a dois Oscars de Melhor Musical e Melhor Canção Original (pela música “De Volta ao Passado”). Durante a premiação, a cantora Aaliyah fez uma performance emocionante da música que foi indicada, “Journey to The Past”.

O filme começa na Rússia em 1916, e mostra a pequena e rica Anastásia, juntamente com a avó, tentando escapar de uma multidão revolucionária em guerra, e do maldoso Rasputin, que começou a Revolução com um poderoso feitiço, já que na época a Rússia estava em guerra. Ambas saem por meio de uma passagem secreta nas paredes do palácio ajudadas por um menino que era um dos criados e correm para a estação de trem.

Cercadas de aristocratas e da elite social que estavam a tentar fugir das forças bolcheviques que se tinham apoderado de São Petersburgo, Anastásia separa-se de sua avó, mas corre para alcançá-la já no trem em movimento, acaba sendo derrubada pelas pessoas e bate com a cabeça nos ferros do trilho do trem, perdendo a memória e indo parar num orfanato. Sua avó se desespera e tenta ir lá buscá-la, mas não consegue sair do trem em movimento. A partir daí, a vida da rica e poderosa, mas doce e simples Anastácia mudará radicalmente.

Aos dezoito anos ela é convidada a deixar o orfanato e com o desejo de reencontrar sua família, volta a São Petersburgo e lá conhece Dimitri e Vladímir, dois sujeitos que tem por objetivo levar uma impostora como sendo a verdadeira Anastácia para Paris a fim de receber a recompensa que a avó da menina estava oferecendo, pois há anos a avó procura a neta desaparecida.

Anastácia é pobre, passa dificuldades e não se lembra de ninguém de sua família, e pensa que sempre morou no orfanato, mas quer conhecer a família de sangue. Num dado momento da história Dimitri percebe que a moça é a verdadeira herdeira do trono russo, mas a essa altura ele já está apaixonado por Anastácia e vai enfrentar alguns problemas para provar a avó dela que se trata da verdadeira desaparecida e provar a ela seu amor. Ele se lembra que era o criado da avó de Anastácia quando ela era pequena e aos poucos, revela o passado dela a Anastácia.

Juntos, depois, vão enfrentar Rasputin, que quer acabar de uma vez por todas com a última descendente dos Romanov. No fim, após ouvir uma música que a avó põe numa caixinha de música, Anastácia se lembra completamente de seu passado; pois era essa a música que Anastácia ouvia sair da mesma caixinha de música da avó, quando era menor, para dormir. Assim fica provado que ela é uma das Gran-Duquesas Russas, no entanto, ela foge com Dimitri, visto que percebe que, apesar de sentir-se feliz com suas redescobertas, seria mais feliz ao lado de Dimitri.

O filme foi bastante elogiado pela crítica especializada por fugir da tradicional linha de princesas da Disney e trazer uma animação bastante focada no drama e da guerra, em vista do cenário no qual o mesmo se passa. Anastásia nos traz uma mulher bastante forte e decidida, capaz de lutar pelos seus ideais e buscar honrar suas origens de nobreza e humildade. Um filme para ser visto por toda a família e que recentemente ganhou uma nova apadtação para a Broadway.

(Visited 10 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Danny Sullivan

Danny Sullivan

Jornalista em formação e sereio profissional nas horas vagas. Considera-se geek e fã de outras coisas estranhas (tipo Naruto, Justin Bieber e K-pop).
Danny Sullivan

Posts Mais Recentes por Danny Sullivan (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *