#PETRepórter: Manaus sedia 16ª edição do Intercom Norte

Posted on Posted in #PETRepórter

Congresso de Ciências da Comunicação reúne estudantes de toda a região Norte

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, Manaus foi sede de um dos principais eventos de Comunicação da região Norte: o Intercom. Em sua 16ª edição, o Congresso de Ciências da Comunicação reuniu cerca de 900 congressistas, segundo a organização. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (a Intercom). Esse ano ocorreu na Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas (FBN).

Com a temática “40 anos de Intercom: Memórias e Histórias na Região Norte”, o congresso celebrou os 40 anos de fundação da Intercom. Para discutir sobre o tema foram convidados os professores Allan Rodrigues e Walmir de Albuquerque Barbosa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e a professora Maria Ataíde Alcher, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da área da Comunicação estiveram reunidos para trocar experiências e conhecimentos durante os três dias de evento.

Entre os convidados esteve o jornalista Felipe Pena, com a palestra “Bastidores da Televisão: Erros e Acertos na Era Digital”. Na ocasião discutiu os principais erros que os jornalistas cometem durante a cobertura jornalística e como corrigi-los. Além disso, a conversa tratou do posicionamento e da função social do jornalista na atualidade. A programação contou também com a participação do designer alemão Hans Donner que palestrou sobre “Os desafios do Designer”.

Para Raryane Ramos, estudante de Jornalismo da Ufam, o evento foi uma chuva de conhecimentos.

“O Intercom deste ano foi muito bom, eu pude participar dos três dias do evento e a cada dia era um chuva de conhecimentos. Assistir a palestra do Felipe Pena foi uma coisa bastante enriquecedora para mim.”, declara Raryane.

Raryane e o jornalista Felipe Pena (Créditos: Acervo pessoal)

As oficinas abriram a programação do Intercom Norte. Com assuntos variados, trataram de questões como sensacionalismo na mídia, desafios da assessoria de comunicação, pesquisa para jovens cientistas, comunicação digital, jornalismo guiado por dados, interação da TV com novas mídias, educomunicação socioambiental, entre outros. As oficinas contaram com a presença dos jornalistas Wilson Lima, Dante Graça, Marcela Rosa, Clayton Pascarelli, Carla Polake, Hanne Assimen, Macri Colombo, Vanessa Brito, Evellin Veras, Juliano Couto, Rômulo Araújo, Luciana Bezerra, Marina Souza, Arnoldo Santos e Mário Bentes.

Tainá Amoêdo, também estudante de Jornalismo da Ufam disse estar satisfeita com a oficina que participou, porém achou o evento desorganizado.

“Participei da oficina sobre o sensacionalismo no Brasil e achei bastante proveitoso. Os palestrantes eram da Universidade Federal do Pará e havia congressistas de outras cidades do Norte, então tivemos uma noção de como as notícias são tratadas nos veículos de cada Estado”, afirma Tainá.

Dentro da programação do Intercom houve espaço para a exibição e discussão de trabalhos e pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de comunicação. O Intercom Júnior é um momento durante o evento onde os alunos de graduação e recém-graduados podem apresentar pesquisas. Podem ser derivadas de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras.

As Divisões Temáticas, que fazem parte do Intercom Júnior, são pesquisas desenvolvidas na área da Comunicação. São divididas por temas para que haja a discussão e apresentação dos trabalhos para os congressistas com a presença de um mediador para coordenar as conversas. Os temas definidos são: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania e Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Alguns dos temas presentes nas Divisões Temáticas foram: jornalismo ambiental, comunicação organizacional, o poder do discurso nas redes sociais, o poder discursivo da população, semiótica, representatividade religiosa, neo-ateísmo e internet no Brasil, comunicação comunitária, comunicação independente, ideologia de gênero, democracia na internet, entre outros.

Expocom: uma experiência única

Troféus da 16ª edição do Expocom Regional
(Foto de Divulgação)

Ainda dentro da divisão de trabalhos e pesquisas está o Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. O Expocom é, além de uma exposição de trabalhos, um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Através do Expocom os trabalhos produzidos em sala de aula têm a oportunidade de atingir um público maior e podem receber premiações.  As modalidades da premiação são: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

Este ano, os trabalhos apresentados deram destaque aos temas de cunho social, como o tráfico de pessoas, discussão sobre política nas redes sociais, ideologia de gênero nas escolas, violência sexual contra mulheres, dez anos de criação da Lei Maria da Penha, reforma da previdência, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, entre outros.

Os estudantes de graduação têm a oportunidade de apresentar seus produtos e concorrer ao prêmio, sendo um representante por instituição de ensino. Os ganhadores do prêmio regional concorrem na fase nacional do Expocom. Larissa Cézar, estudante de Jornalismo da Ufam concorreu em três categorias, mas levou apenas um prêmio por Jornalismo Digital.

“A experiência é bem gratificante, por mais que percamos em uma categoria, vale a pena ser indicado e concorrer. É interessante ver seu esforço em sala de aula ser recompensado”, afirma Larissa.

Larissa recebendo o prêmio na modalidade Jornalismo Digital
(Créditos: Acervo pessoal)

Tudo começa com a criação do trabalho, desenvolvido no semestre do ano anterior ao evento. Concorreram este ano os trabalhos realizados em 2016. Os interessados em concorrer com trabalhos no Expocom produzem um paper do produto contendo todas as informações requisitadas pelo Intercom, tais como: resumo, introdução, objetivo, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto ou processo e considerações.

Os alunos submetem o paper e este é avaliado por uma bancada online do Intercom. No evento, um dia inteiro é destinado à exposição dos trabalhos. Após a rodada de apresentações, no encerramento do evento, ocorre a premiação do Expocom. Depois de serem premiados, inicia-se a fase de preparação para o Expocom Nacional que este ano será em Curitiba (PR), de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo.

No Expocom nacional, os vencedores das fases regionais do congresso estarão apresentando seus trabalhos e representando suas respectivas regiões. As inscrições para o Intercom Nacional e submissão de trabalhos para a fase nacional do Expocom se encontram abertas e você pode se inscrever neste link: http://www.portalintercom.org.br/eventos/congresso-nacional/calendario-e-taxa

Universidade Federal do Amazonas foi a grande premiada da noite

A Ufam concorreu em 27 categorias com 65 trabalhos na disputa e ganhou em 20 delas, dos quais 15 foram do campus Manaus e cinco do campus de Parintins. Também ganhou um prêmio de honra ao mérito por ter sido a instituição que mais apresentou trabalhos.

“Dos 65 prêmios em disputa, os cursos de Jornalismo e Relações Públicas conquistaram 20. Isso nos deu ainda os títulos de campeões gerais e de instituição que mais apresentou trabalhos. O resultado é reflexo do talento e da qualidade dos nossos alunos e professores”, afirma o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Ufam, Allan Rodrigues.

Alunos e Professores da Ufam ganhadores no Expocom
(Créditos: Acervo pessoal)

O resultado da premiação serve como exemplo para os alunos submeterem seus trabalhos no próximo Intercom Norte que será na Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Vilhena, Rondônia. A cidade será marcada como a primeira do interior de um Estado a receber o Intercom Norte, que em anos anteriores foi na capital.

A lista com os vencedores do Expocom Regional deste ano está disponível no link: https://www.intercomnorte.com.br/single-post/2017/05/29/XVI-Intercom-Norte-divulga-lista-de-vencedores-da-Expocom-em-Manaus

 

(Visited 39 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Danny Sullivan

Danny Sullivan

Jornalista em formação e sereio profissional nas horas vagas. Considera-se geek e fã de outras coisas estranhas (tipo Naruto, Justin Bieber e K-pop).
Danny Sullivan

Posts Mais Recentes por Danny Sullivan (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *