Estudantes de Jornalismo do quarto período da UFAM entram no mundo da assessoria de imprensa

Posted on Posted in Jornalismo, Sala de aula, Sem categoria

Estudantes do quarto período de Jornalismo da Ufam finalizaram suas atividades do módulo de Assessoria de Imprensa no dia 1ª de dezembro com a realização do VI FestImprensa. O evento ocorreu no Centro de Convivência da Ufam e foi organizado pela turma sob a orientação da professora Mirna Feitoza. O FestImprensa é uma atividade laboratorial em assessoria de imprensa, atividade profissional exercida pelo jornalista que consiste em promover o relacionamento entre a imprensa e as organizações ou personalidades assessoradas, visado conquistar espaço para as suas ações junto à opinião pública.

 

Aula de yoga foi alguma das atrações no dia do Festimprensa.

O FestImprensa desse ano teve como tema “Bem-estar e Saúde” e contou com sete organizações participantes: a Escola Municipal de Educação Especial André Vidal, a CASAI – Casa de Saúde Indígena, o Mucuras Runners, o Pedala Manaus, a Casa da Carol, o Restaurante Edi Sabor Natural Vegetariano e o Programa de Ginástica para Pessoas com Sobrepeso e/ou Obesidade. O evento apresentado pelos alunos Jefferson Moraes e Giovana Andrade também teve atividades físicas e atrações musicais de Beatriz Procópio e Ruvia Diaz. Ao longo do semestre, os estudantes realizaram o planejamento estratégico em assessoria de imprensa das sete organizações participantes e desenvolveram as ações, os produtos e os serviços que foram exibidos no festival.

A cantora Beatriz Procópio foi uma das atrações culturais do evento.

“É um acúmulo de experiências, então as experiências anteriores colaboram com as experiências futuras”, comenta a professora Mirna Feitoza sobre seu plano de atividades nas disciplinas de assessoria de imprensa.  Ela continua dizendo que considera esse ano o melhor trabalho nas disciplinas em que convergiram a parte teórica e técnica dessa área do jornalismo. A professora também destacou que pretende realizar o FestImprensa com mais professores e até mesmo outras disciplinas, além de ter ficado bastante satisfeita com o evento por ter atingido um público externo da universidade.

“(…) Apesar das dificuldades que tivemos, o empenho de todos foi fundamental para que tudo desse certo na medida do possível”, avalia o aluno Gabriel Veras sobre a organização da turma neste trabalho final. Ele também comenta que o público ficou bastante satisfeito com evento devido as ações de relacionamento das organizações que foram propostas durante o FestImprensa.

A coletiva de imprensa envolveu a participação de todos os alunos e foi uma das novidades do ano.

Nos dias 22 e 24 de novembro também foi realizada a primeira coletiva de imprensa no curso de Jornalismo da Ufam sob o comando dos próprios alunos e também orientados pela professora Mirna.  Os estudantes puderam entrevistar os assessorados que estavam sob responsabilidade de grupos de assessores da própria turma. Nos dois dias do evento houve perguntas sobre os projetos das organizações que iam ser divulgadas no Fest Imprensa. A estudante Kassia Tavares pontuou questões sobre a coletiva de imprensa e como o resultado agradou a todos os envolvidos: “Tudo ocorreu dentro do esperado e a equipe conseguiu suprir mais conhecimento e experiência na área de assessoria de imprensa. O sentimento foi de dever cumprido”, afirma.

“Todo mundo pensa que assessoria de imprensa é só falar sobre e/ou para seu assessorado, mas não é bem assim”, declara a aluna Maria Clara Guimarães ao falar sobre as dificuldades de assessorar uma organização. Ela continua dizendo que trabalhar tentando encontrar um meio termo entre o que seu assessorado quer e o que ele precisa passar (imagem) são quase polos opostos.

(Visited 1 times, 4 visits today)
The following two tabs change content below.
Matheus Mota

Matheus Mota

22 anos, trabalho como realizador audiovisual louco e voraz por música, cinema e séries de TV. Escrever é a minha vida, desenhar é um hobby, cantar é uma alegria e dançar é a uma diversão. Arte me inspira e me edifica todos os dias. Estudante de 4º período de jornalismo.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *